terça-feira, 24 de março de 2009

Vale a pena rir!



Visite o site do Pr Josiel Botelho e divirta-se com suas piadas, caricaturas, artes, cronicas e pensamentos!

Rir é coisa Séria

O humor e a sátira podem ser armas muito poderosas na comunicação da verdade. Alicerçados em uma linguagem forte, interessante e sadia, o humor e a ironia serão capazes de romper a rotina mental, ultrapassar o limite das palavras e nos colocar diante de realidades que antes desconhecíamos. O humor é um dos grandes reveladores da verdade.

Antístenes, um filósofo grego e discípulo de Sócrates, usava o humor para ensinar suas verdades. Certa vez, depois de ter sido elogiado longamente por seus admiradores, perguntou: O que eu fiz de errado?

Quando rimos de nossos próprios defeitos e fraquezas, nos tornamos mais sadios, mais fortes e mais sábios.

Uma das mais poderosas maneiras de mudarmos e melhorarmos a nós mesmos é não nos levarmos demasiadamente a sério. Pessoas que se levam muito a sério quase sempre pensam que não precisam de ajuda ou de melhorar. O bom-senso e a autocrítica, gerados pelo bom humor, evitam isso

Mas o humor nem sempre é um instrumento do bem da verdade. Ele pode expressar amor ou ódio, tolerância ou preconceito, fraternidade ou racismo, sabedoria ou ignorância, ingenuidade ou malícia, graça ou desgraça.

Uma das grandes virtudes do riso é provocar relaxamento de tensões. O bom humor é inofensivo a todos os seres humanos, desmascara a hipocrisia, e tem relações profundas com a alegria pura, com a felicidade e com um coração agradecido.

Brincar com nossas posições teológicas e fazer humor da nossa vida religiosa, nos permite ser espirituais e não legalistas, santos e não moralistas, verdadeiros e não hipócritas, simpáticos e não intolerantes, cristãos e não religiosos.

Quando o Senhor libertou os judeus da escravidão, nossa vida parecia um sonho! Riamos e cantávamos sem parar, de tanta alegria... (Salmos 126, A Bíblia Viva.)

Este deveria ser o texto áureo da vida cristã. Toda tristeza e sofrimento na vida do cristão deveriam ser interpretados como um tempo de semeadura e investimento espiritual. O riso, a alegria, o humor deveriam ser reconhecidos como um tempo de colheita e celebração. Quanto maior o tempo de semeadura maior o tempo e a intensidade da celebração. ...para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo ( Jô 15:11)

O humor tem seu lado negativo e seu lado positivo, pode servir para ridicularizar as pessoas ou para ridicularizar coisas e situações. Quando Elias manda os profetas de Baal gritarem mais alto, porque Baal poderia estar dormindo, ele estava usando o humor para denunciar a incredulidade daqueles profetas e anunciar que só havia um Deus verdadeiro: Javé.

Não devemos ter medo de rir, pois rir é coisa séria, humor é saúde física, psicológica e espiritual e se rir não for o melhor remédio, eu diria que é melhor que remédio.

Vale a pena visitar também o site BibliaWordNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário